Ícone do site Misto Brasil

Maestro Ennio Morricone morreu hoje, em Roma, aos 91 anos

Compositor Ennio Morricone

Morricone recebeu da Academia de Artes e Ciências de Hollywood um Oscar/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

Ennio Morricone, um dos mais conhecidos compositores de trilhas sonoras de todo o mundo, morreu em Roma aos 91 anos. Um comunicado divulgado nesta segunda-feira (06) pelo advogado e amigo Giorgio Assuma informou que o maestro italiano morreu “nas primeiras horas de 6 de julho no conforto de sua família”. Segundo a nota, ele “permaneceu lúcido e com grande dignidade até o fim” e “se despediu de sua amada esposa Maria”.

Morricone compôs trilhas sonoras para quase 500 filmes, incluindo vários do gênero western, como o clássico Três homens em conflito (1966), de seu amigo Sergio Leone, e Os oito odiados (2016), de Quentin Tarantino, pelo qual ganhou o Oscar. Ele já havia sido indicado nessa categoria outras cinco vezes.

Em 2007, ele recebeu da Academia de Artes e Ciências de Hollywood um Oscar pelo conjunto da obra, que dedicou à esposa Maria Travia, com quem era casado desde 1956 e considerava sua melhor crítica. “Ela não tem treinamento formal em música, mas julga meu trabalho como o público o faria. Ela é muito rígida”, disse certa vez sobre sua companheira.

Morricone nasceu em Roma no dia 10 de novembro de 1928, filho de uma família musical. Seu pai era trompetista, e ele seguiu seus passos, se tornando diplomado em trompete em 1946 e se graduando como maestro oito anos mais tarde. (Da DW)

Sair da versão mobile