O movimento foi pequeno durante o almoço no primeiro dia de abertura dos restaurantes do Distrito Federal. Os gerentes e proprietários fazem uma avaliação do retorno às atividades após quatro meses fechados. O que viram já era previsto pelos empreendedores e pelas entidades que representam o setor econômico.
Alguns estabelecimentos resolveram agradar os primeiros consumidores. Os clientes foram recebidos com palmas pelos funcionários. Foi o que aconteceu na Galeteria Serrana, tradicional restaurante na Asa Sul.
O dono do Estrela do Sul, na Asa Sul, disse que o movimento foi o esperado para o primeiro dia. Danilo Coelho acha que o movimento fraco deve perdurar por mais alguns dias. A observação é que a clientela já se acostumou nesta pandemia a levar a comida para casa. O movimento de mesa no restaurante chegou entre 20% e 30%, segundo ele.
A gerente de Marketing do Speto’s (foto abaixo), no Altiplano Leste, Amanda Medeiros Gonçalves, observou também que as pessoas estão “com receio de sair de casa e se sentar nas mesas”. A expectativa era de que a metade das mesas disponibilizadas ficassem ocupadas. “Como diz o ditado, é um dia após o outro, e temos que começar aos poucos”, comentou Amanda.
Nos shoppings da cidade o movimento nas praças de alimentação também ficou dentro das expectativas, ou seja, hoje foi um dia para ver o comportamento da clientela. O que ajudou o movimento nos restaurantes nos centros comerciais foram as lojas, que estão abertas há duas semanas. No Shopping Brasília, segundo se informou, o movimento da clientela foi bom.