Ícone do site Misto Brasil

PSDB vai expulsar deputado que assumiu liderança da Maioria na Câmara

Deputado Celso Sabino Misto Brasília

Celso Sabino é deputado federal pelo Pará/Arquivo/Agência Câmara

O deputado Celso Sabino, do Pará, deverá ser expulso do ninho tucano, segundo uma nota divulgada nesta tarde pela executiva nacional do PSDB. Sabino entrou em desgraça ao ser indicado para a liderança da Maioria, cuja formalização aconteceu nesta terça-feira pelo governo. De acordo com a nota, “ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB”.

Celso Sabino faz parte do grupo do deputado Aécio Neves, de Minas Gerais, que tentou emplacar o parlamentar como líder da bancada numa eleição do ano passado. Ele disputou a função com o deputado Beto Pereira, do Mato Grosso do Sul, que era apoiado pelo governador paulista João Dória. Depois, em fevereiro deste ano, diante do racha da bancada, quem acabou líder do grupo na Câmara foi Carlos Sampaio, de São Paulo. Hoje o PSDB possui 31 parlamentares na Câmara dos Deputados.

A nota assinada pelo presidente nacional do partido, o ex-deputado pernambucano Bruno Araújo, diz que não houve discussão interna sobre essa indicação. Bruno Araújo é um aliado de Dória e no episódio da liderança, tinha apoiado Beto Pereira, que tinha perdido na votação de novembro por um voto. O grupo de Araújo tenta expulsar do partido também Aécio Neves.

Veja a nota do PSDB

Considerando os fatos noticiados ontem, pela imprensa nacional, de possível nomeação para liderança da maioria do deputado Celso Sabino (PSDB-PA);

Considerando a formalização, na data de hoje, do referido deputado para o cargo;

Considerando a posição política do PSDB em relação ao governo federal;

Considerando a postura do parlamentar, sem discussão e em dissonância com o partido, com as lideranças nacionais e de bancada, a respeito das repercussões e consequências de se deixar indicar para tal função dentro da Câmara Federal;

Comunicamos que, ainda na tarde de hoje, serão adotadas as medidas formais para submeter, conforme regras internas, a solicitação de expulsão do deputado Celso Sabino dos quadros do PSDB.

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB.

Sair da versão mobile