Ícone do site Misto Brasil

GDF adia para o final do mês apresentação dos professores nas escolas

Sala de aula DF Misto Brasília

Milhares de salas de aulas ficaram vazias na pandemia e muitos estudantes desistiram das escolas/Arquivo

Compartilhe:

A Secretaria da Educação do Distrito Federal confirmou agora à noite que foi adiado o início da apresentação dos servidores que trabalham na rede pública de ensino. De acordo com uma nota que chegou ao Misto Brasília há pouco, ficou decidido quer a testagem da Covid-19 dos profissionais da educação, como os professores, será realizada na segunda quinzena deste mês. “A testagem está garantida”.

A previsão é que os primeiros estudantes a retornarem, em 31 de agosto, serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional; em 8 de setembro, será a vez do Ensino Médio; no dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; em 21 de setembro, voltam os anos iniciais.

Na rede privada de ensino, está mantida a decisão liminar que determinou a suspensão das aulas. A decisão é do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) Pedro Luís Vicentin Foltran.

O magistrado analisou o recurso em que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF pediu a reconsideração da liminar do dia 6 de agosto. Com isso, a suspensão continua valendo até que seja proferida uma sentença na ação civil pública em andamento na 6ª Vara do Trabalho de Brasília ou até o julgamento do recurso pela 2ª Seção Especializada. O GDF e o MP têm 10 dias para se manifestarem sobre o recurso.

Nota da Secretaria da Educação

Prezando a segurança de toda comunidade escolar, a Secretaria de Educação adiou o início do período de apresentação, ambientação e formação dos servidores que atuam nas unidades escolares da Rede Pública de Ensino, anteriormente previsto para a próxima segunda-feira (17/8).

A Secretária de Saúde, área responsável pela testagem dos profissionais da educação, avaliou que é mais eficiente e adequado realizar esse processo na segunda quinzena do mês de agosto, data mais próxima do início das aulas presenciais. Por isso, a etapa acima também foi adiada. A testagem de todos os profissionais está garantida.

Assim que possível, divulgaremos a nova data.

Por enquanto, o cronograma de retorno presencial nas escolas públicas de ensino do Distrito Federal está mantido.

A previsão é que os primeiros estudantes a retornarem, em 31 de agosto, serão os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional; em 8 de setembro, será a vez do Ensino Médio; no dia 14 de setembro, retornam os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; em 21 de setembro, voltam os anos iniciais.

Para a Educação Infantil, a retomada está prevista apenas para 28 de setembro. Para os centros de ensino especial, a Educação Precoce e as classes especiais, as atividades presenciais retornam em 5 de outubro.

A testagem dos professores irá ocorrer por grupos, de forma escalonada, conforme previsto para o retorno presencial. Essa testagem será realizada pela Secretaria de Saúde.

O compromisso da Secretaria de Educação é, em primeiro lugar, com a saúde de estudantes, professores e demais integrantes das comunidades escolares. A pasta vem acompanhando a curva da pandemia. Nenhuma decisão será tomada de forma que coloque em risco estudantes, professores, gestores e servidores.

Sair da versão mobile