A partir desta semana, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) começa a retomar gradualmente as consultas eletivas, aquelas não consideradas emergenciais. Os atendimentos haviam sido reduzidos em março deste ano, quando foi declarada a pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A medida visa atender outras necessidades de saúde da população do Distrito Federal, em especial dos pacientes crônicos, que não podem ficar desassistidos por muito tempo, sob risco de agravamento da doença. “O retorno foi planejado para termos uma gestão de filas eficaz e para oferecer segurança no atendimento ao paciente, para que ele não seja exposto a um ambiente de aglomeração”, explica o gerente de Atenção à Saúde do HUB, Rodolfo Borges de Lira, conformo informou a assessoria da unidade de saúde.
Outra atividade que está sendo retomada aos poucos é a realização de estágios obrigatórios dos cursos de graduação da saúde e medicina da Universidade de Brasília (UnB). O retorno foi planejado por curso, com redução do número de alunos em cada serviço do hospital para cumprir o distanciamento.