Ícone do site Misto Brasil

Governo fará licitação para lojas desocupadas na Galeria dos Estados

Galeria dos Estados DF Misto Brasília

Detalhe da Galeria dos Estados que passou por uma reforma que custaram R$ 5 milhões/Arquivo/Renato Alves/Agência Brasília

A esperança de ver a Galeria dos Estados cheia de pessoas e a venda de pães de queijo voltar aos números de antes estava estampada no rosto de Joaquim Vieira e de sua esposa, Rosângela. As obras de revitalização que tiveram início em 2018, após a queda de uma estrutura do Eixão, foram entregues nesta manhã. Em junho do ano passado já tinham sido entregues as obras do viaduto.

Rosângela contou que criou e sustentou as três filhas com o dinheiro vindo do pequeno negócio, montado na década de 70, juntamente com o surgimento da galeria. Joaquim sabe que o movimento ficou bastante prejudicado – primeiro com a queda do viaduto, que resultou em cerca de um ano e meio de obras, e depois, com a chegada da pandemia no Brasil. “Mesmo assim, ver a galeria voltando a ser galeria hoje me enche de orgulho”, afirmou Rosângela.

A galeria ganhou um novo centro de compras, serviço e lazer. Foram investidos R$ 5 milhões nas obras. Muitas lojas ainda permanecem fechadas. O secretário de Governo, José Humberto Pires, anunciou que será lançada uma licitação para ocupação total do espaço. Não há ainda detalhes sobre essa proposta. “Resgatar a Galeria dos Estados vai nos ajudar a fazer a economia do DF voltar a girar, isso é importantíssimo agora”, acredita o vice-governador Paco Britto. Passam pelo local 2 mil pessoas por dia.

Sair da versão mobile