Ícone do site Misto Brasil

Quase pronta obra do sistema de abastecimento de Corumbá

Sistema Corumbá abastecimento

Sistema de abastecimento de água de Corumbá poderá atender até a 2,5 milhões de pessoas/Marco Peixoto/Caesb

Compartilhe:

As obras do Sistema Produtor de Água do Corumbá estão na reta final com 97% das obras concluídas por parte do Distrito Federal, segundo informações desta semana da Caesb. Precisam ser realizados os testes operacionais e ajustes nos equipamentos da Estação de Tratamento de Água e elevatória de água tratada. Estes serviços serão executados a conclusão da captação e estação elevatória de água bruta de Goiás.

“Vamos ter um grande reservatório em Valparaíso que irá abastecer várias cidades. Estão faltando apenas algumas ligações de energia elétrica da elevatória do lado de Goiás. A Saneago tem sido uma grande parceira”, disse o presidente da companhia, Daniel Rossiter.  O reservatório terá capacidade para beneficiar até 2,5 milhões de habitantes do DF e de Goiás, Cada estado ficará com metade da vazão produzida. Foram investidos R$ 311 milhões por parte da Caesb, com recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O ponto de captação no Reservatório de Corumbá fica no município de Luziânia (GO), sendo a área coberta pelo lago de 173 quilômetros quadrados (km²). No Distrito Federal, segundo a assessoria da Caesb, a água será encaminhada pela Elevatória de Água Tratada para a cidade de Santa Maria, onde será distribuída para a parte Sul do DF. As regiões administrativas do DF que serão atendidas diretamente por Corumbá são: Gama, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo II e Santa Maria. Com as obras de interligação, vão ser contempladas também cidades como Águas Claras, Arniqueiras, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Ceilândia.

Sair da versão mobile