Ícone do site Misto Brasil

Consulta para migração de AM para FM prevê seis emissoras no DF

Microfone rádio Misto Brasília

Emissoras de rádio alternativa se preocupam com temas de povos indígenas e quilombolas/Arquivo/AudiênciaCarioca

Texto de Jonas Valente

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocou em consulta pública a abertura de novos 360 canais de rádio em frequência modulada, conhecida popularmente como FM. O objetivo é abrir espaço para que emissoras que hoje transmitem em ondas moduladas (AM) migrem para a nova faixa.

Serão atendidas 17,4% emissoras AM. Já, quando considerado o total de estações FM, a ampliação será de cerca de 5%. De acordo com a Anatel, com essa medida, a demanda por novos canais será regularizada, concluindo o processo de transição. No Distrito Federal, a portaria do último dia 20 prevê seis emissoras no Plano Básico de Distribuição de Canais de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (PBFM).

A transferência entre as faixas foi uma política elaborada a partir da demanda das emissoras. A Anatel recebeu 1.659 solicitações e, até agora, 1.256 foram atendidas. Com a consulta pública, os 365 pedidos restantes serão resolvidos.

Segundo o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, há emissoras que reclamaram da inserção na faixa do FM estendido. “Todos querem ficar na faixa convencional, de 88 a 108. É natural ter receio de não estar na faixa convencional, mas temos portaria do Ministério da Economia incentivando equipamentos de FM a terem o dial do 76 a 108”, afirmou.

No site da Anatel, é possível acessar a consulta. No texto da sondagem, estão discriminados os canais por cidade, com informações sobre cada um deles.

(Jonas Valente trabalha na EBC)

Sair da versão mobile