O Ministério da Saúde confirmou que vírus cibernéticos colocaram hoje em perigo o sistema de informática. A pasta sofreu ciberataques a exemplo do que ocorreu na terça e hoje no Superior Tribunal de Justiça, e no Governo do Distrito Federal. O ministério informou em nota que “bloqueou o acesso à internet, bem como às redes e aos sistemas de telefone”.
Agora à tarde, o Tribunal Superior Eleitoral informou que por segurança ampliou as medidas de segurança. Já o GDF desligou os computadores da rede e todas as páginas das secretarias e os serviços prestados virtualmente à população foram suspensos. Hackers teria pedido resgate ao STJ pelas informações criptografadas. Este seria um dos piores ataques a uma instituição pública brasileira.
Veja o que informou o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde (MS) identificou a existência de vírus em algumas estações de trabalho na manhã desta quinta-feira (5) e, por motivos de segurança, o Departamento de Informática do SUS (DataSUS) bloqueou o acesso à internet, bem como às redes e aos sistemas de telefone, evitando, assim, a propagação do vírus entre os computadores da pasta. Até o momento, não há indícios de que o vírus seja uma tentativa de invasão, pois não houve danos à integridade dos dados.
A ocorrência foi limitada a algumas estações de trabalho e, portanto, não comprometeu os servidores da infraestrutura do MS. No momento, os sistemas do MS estão em funcionamento, porém alguns deles enfrentam lentidão em função das medidas de segurança adotadas.
O DataSUS investiga a origem do problema e trabalha para restabelecer de forma integral e o quanto antes o acesso seguro dos colaboradores às suas estações de trabalho.
