Ícone do site Misto Brasil

Eleição simulada e o desafio da reeleição em Valparaíso de Goiás

Fábio Mossoró e Zeli Fritsche Valparaíso de Goiás

Fábio Mossoró e Zeli Fritsche no último esforço de mobilizar o eleitorado com uma carreata/Reprodução Facebook

Compartilhe:

Oito candidatos disputam com o prefeito Pábio Mossoró (MDB) a prefeitura de Valpaíso de Goiás, a cidade que mais cresce na região do Entorno do Distrito Federal. A candidata Leda Borges (PSDB) está na eleição graças a um recurso eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás. Mossoró tenta quebrar uma tradição, já que os eleitores nunca reelegeram um prefeito.

Pábio Mossoró manteve na chapa a atual vice-prefeita Zeli Fritsche, numa coligação bastante eclética que reúne sete partidos: MDB, PDT, PV, Podemos, PSB, PSC e Avante. Os eleitores da cidade vão testar sistemas de votação online com computadores, tablet e celulares. Valparaíso é um dos três municípios do Brasil que vai testar a ideia, junto com Curitiba e São Paulo. A simulação vai acontecer com eleitores selecionados e candidatos fictícios.

Valparaíso é o terceiro colégio eleitoral entre os 33 municípios da Ride, atrás apenas de Luziânia e Águas Lindas de Goiás. Podem votar neste domingo a partir das 7 às 17 horas, 81.923 eleitores, segundo o sistema eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de habitantes é de cerca de 132 mil.

A exemplo de boa parte dos municípios do Entorno, a maioria dos eleitores da cidade trabalha no Distrito Federal, em sua maioria em empresas terceirizadas que prestam serviços na administração pública. Por conta dessa característica, questões como transporte público estão na campanha eleitoral. O outro assunto, é a necessidade de uma maior integração regional entre os governos de Goiás e do Distrito Federal para resolver problemas como saúde, infra estrutura e segurança pública.

Sair da versão mobile