A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) lança uma campanha de conscientização para combater a pandemia do novo coronavírus. Chamado de `Estabelecimento Responsável`, o projeto vai ter a participação dos sindicatos de cada atividade comercial e dos órgãos de fiscalização do governo distrital. A ideia é conceder um selo associado a uma ampla campanha publicitária.
A informação é do presidente da Fecomércio, Francisco Santana, que explicou que a campanha tem o objetivo de sensibilizar os empresários e os clientes para as regras sanitárias. A meta é atingir 75 mil estabelecimentos que receberão um selo com orientações que devem ser seguidas dentro das lojas. O selo será adotado por bares, restaurantes, estabelecimentos comerciais, como lojas e supermercados e também por academias.
Nesta terça-feira (08) deverá acontecer uma reunião com a participação do vice-governador Paco Britto (Avante), que deve fechar a metodologia para a entrega desses selos, que estará condicionado a assinatura de um documento com o compromisso pelos empresários. A situação é preocupante porque há um aumento do número de contágio. No boletim sanitário divulgado ontem à noite, informou-se que o Distrito Federal já registra 4 mil mortes associadas ao Covid-19 desde março.
Numa entrevista à Rádio CBN nesta manhã, Francisco Santana reclamou que o governo deixou de fiscalizar, mas agora tem fé de que será diferente. Ele também criticou a redução da frota de ônibus. Ele disse que isso vai acabar com mais contaminações e que não é uma medida boa neste momento.