Ícone do site Misto Brasil

Ford suspende produção de carros no Brasil e mantém na Argentina

Ford Sync 3

A montadora da Europa informou que haverá cortes nos postos de trabalho/Arquivo/Divulgação

A Ford Media Center confirmou nesta tarde que a multinacional encerra as operações de manufatura no Brasil e atente clientes com nova linha de produtos. Num longo texto, a Ford Brasil que está no país desde o início do século 20, informa que vai encerrar a produção nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante 2021. Atualizado às 17h36

Esta decisão acontece, segundo a empresa, à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativa. A companhia manterá no Brasil a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas.

O Sindicato dos Trabalhadores dos Metalúrgicos de Taubaté acaba de convocar uma assembleia geral. Devem ser demitidos na unidade cerca de 85 trabalhadores. A Anfavea informou que não vai comentar a decisão, mas que lamenta a péssima notícia. A associação divulgou também que alertou há mais de um ano sobre a crise no setor no Brasil e no mundo.

“A Ford atenderá a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados. A Ford mantém assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul. A empresa também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo”.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Sair da versão mobile