Ícone do site Misto Brasil

Câmara aprova impeachment de Trump que segue para o Senado

Donald Trump EUA Casa Branca Misto Brasília

Donald Trump foi presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Reprodução/DW

Compartilhe:

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira (13) a abertura de um novo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Desta vez, o republicano é acusado por “incitação a insurreição”.

Foram 232 votos a favor e 197 contra. Todos os 222 democratas da Câmara votaram pelo impeachment. A maioria dos republicanos votou contra, mas ocorreram dez dissidências entre os 211 deputados do partido, incluindo a conservadora Liz Cheney, filha do ex-vice-presidente Dick Cheney. O placar contrastou com o impeachment anterior de Trump, quando todos os deputados republicanos cerraram fileiras com o presidente.

Eram necessários 217 votos na Câmara para aprovar o impeachment. Nos debates que precederam a votação nesta quarta-feira, representantes democratas afirmaram que Trump cometeu “traição” e que as ações do presidente foram uma “tentativa de golpe” e uma “ação terrorista”.

Apesar de o processo ter sido aprovado, Trump não será afastado do cargo, como ocorre pelas regras brasileiras de impeachment. Nos EUA, o presidente só é afastado após o aval do Senado, responsável pelo julgamento do caso. No entanto, o processo não deve ser concluído até o fim do mandato de Trump, que deixa o cargo em 20 de janeiro. A ação contra o republicano está sendo encarada como uma forma de excluir Trump da política. (Da DW)

Sair da versão mobile