Ícone do site Misto Brasil

Irmã é a primeira mulher a assumir a secretaria do Sínodo dos Bispos

Papa e Nathalie Becquart

Papa e a irmã Nathalie Becquart, que assumiu a secretaria do Sínodo dos Bispos/Arquivo/RFI

Num gesto de abertura a uma maior participação feminina no Vaticano, o papa Francisco escolheu pela primeira vez uma mulher para a subsecretaria do Sínodo dos Bispos. A freira francesa Nathalie Becquart, nascida em Fontainebleau em 1969, terá direito a voto no grupo de bispos, que desde 1965 é encarregado de analisar grandes questões de doutrina da Igreja Católica e aconselhar o pontífice.

Becquart, que já atuava como consultora do órgão desde 2019, foi nomeada no sábado (06) ao lado do padre espanhol Luis Marín de San Martín, que ocupará o mesmo cargo. O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, o cardeal Mario Grech, afirmou que a nomeação sinaliza o desejo do papa “por uma maior participação das mulheres no processo de discernimento e tomada de decisões na Igreja“, segundo a DW.

“Nos últimos sínodos, aumentou o número de mulheres que participaram como especialistas ou ouvintes. E com a nomeação da irmã Nathalie Becquart e sua possibilidade de participar nas votações uma porta foi aberta”, afirmou Grech.

O sínodo é composto por bispos e cardeais que podem votar nas decisões tomadas pelo grupo, e também por especialistas que não votam. Em 2019, um sínodo especial sobre a Amazônia teve 35 mulheres convidadas, mas nenhuma teve direito a voto.

Sair da versão mobile