Ícone do site Misto Brasil

Municípios do Entorno estudam fechar novamente o comércio

Ibaneis e prefeitos do Entorno DF

Prefeitos e o governador do DF discutem alternativas para atender pacientes com Covid/Renato Alves/Agência Brasília

Compartilhe:

Sete prefeitos do Entorno do Distrito Federal devem publicar decretos simultâneos para o fechamento do comércio como forma de deter a disseminação do vírus da pandemia. Essa possibilidade foi discutida hoje durante uma reunião dos gestores públicos com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Detalhes desse dispositivo legal não foram divulgados, já que a informação foi repassada pelo governador.

Na reunião ficou definido que o DF vai receber os pacientes contaminados nesses municípios a partir da formalização de um convênio que permitirá a transferência de leitos e de recursos. Os convênios precisam de uma autorização das câmaras de vereadores e da Câmara Legislativa. Em Goiás, há há 391.196 casos de doença com 8.452 óbitos confirmados. O DF tem 292.714 casos, com  4.771 óbitos.

Essa possibilidade surgiu depois de escaramuças verbais entre Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Ibaneis disse que Caiado deveria cuidar melhor da população goiana e chegou a ameaçar fechar a divisa do DF com os municípios do Entorno. “Não podemos ficar neste fogo cruzado”, disse o prefeito de Valparaíso de Goiás e presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), Pábio Mossoró. Valpaíso registrou até o dia 23, 164 mortes, com 8.863 casos confirmados.

“Faltava uma pactuação entre as secretarias para fazermos um atendimento mais elaborado. Da maneira como tava ocorrendo, o recurso entrava nos municípios, mas o paciente era atendido no DF. Com este pacto, o recurso vai acompanhar o paciente”, disse hoje o governador.

Para o prefeito de prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato (DEM), “não adianta a gente decretar lockdown na Região Metropolitana, se os nossos moradores vêm diariamente para o DF”.

O governador disse que Banco de Brasília (BRB) vai abrir nova linha de crédito para os pequenos negócios do Entorno. “Anunciei com os prefeitos que o BRB vai abrir nova linha de crédito para os pequenos negócios. E, dessa vez, além das pequenas empresas do DF, iremos incluir as cidades do entorno. Serão juros reduzidos. Isso pode ajudar muito os nosso comerciantes que sofrem com a pandemia”.

No Twitter, Ibaneis afirmou que é contra a guerra das vacinas. “Eu conversei com o ministro da saúde e ele garantiu que a vacina que estiver disponível no mercado será comprada pelo Ministério. Portanto, falar em “comprar vacina” é jogar para a plateia. A verdade é que, hoje, não existe vacina para ser vendida”.

Sair da versão mobile