Começou a vigorar na noite desta segunda-feira (01), as restrições para o comércio de seis municípios do Entorno do Distrito Federal. Além do fechamento do comércio não essencial, vale também o toque de recolher entre 20 horas e 5 horas, como medida extrema para evitar o trânsito de pessoas e assim reduzir a transmissão do vírus do Covid-19. A validade é de 14 dias, mas daqui a uma semana haverá uma avaliação pelos prefeitos.
As medidas foram adotadas por Luziânia, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas. Os serviços considerados essenciais que poderão funcionar das 20h às 5h são os supermercados, farmácias, hospitais e unidades de saúde e os serviços de urgência e emergência. Em fevereiro, o numero de mortes em Goiás aumentou 50%, segundo a Secretaria da Saúde.
Neste momento, 16 hospitais da rede publica registram 100% de ocupação dos leitos de UTIs, incluindo os hospitais de Luziânia e Formosa, que também faz parte da região do Entorno. O site da prefeitura de Formsa indica que nesta terça-feira será publicado um decreto, mas não dá detalhes sobre o documento.
Hoje o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, se encontrou com os comerciantes da cidade. Ele disse que as novas normas estarão de comum acordo com municípios do Entorno do Distrito Federal e Governo do Estado de Goiás. Os ajustes do decreto, segundo a sua assessoria de imprensa, foram definidos na tarde, junto com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e Gabinete de Crise. Estão proibidas a venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ou coletivos e é proibido a circulação em espaços e vias públicas.
“Precisamos da conscientização conjunta dos comerciantes e da população. Se conseguimos conter o avanço deste vírus, com certeza junto do Ministério Público, os gestores terão essa autonomia para poder reavaliar este novo decreto”, disse o prefeito Mossoró mais cedo. Ele é também o presidente da associação dos municípios que adoptaram as medidas contra a pandemia.