Ícone do site Misto Brasil

Comissões permanentes da Câmara definem seus presidentes

Deputado Aécio Neves Misto Brasília

Aécio atacou hoje o candidato nas prévias presidenciais Arthur Virgílio Neto/Arquivo

Sete comissões permanentes da Câmara serão presididas por mulheres, segundo informou a Agência Câmara. Em 2019, as deputadas presidiram apenas três comissões permanentes, e em 2020 os colegiados não funcionaram por conta da pandemia de Covid-19.

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Aécio teve 25 votos. Houve 6 votos em branco. Ele substitui o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no cargo. Aécio pretende levar à discussão na comissão, como acordos de livre comércio bilaterais, a ratificação do tratado comercial Mercosul-União Europeia e a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) foi eleita com dez votos, nesta sexta-feira (12), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ela listou como prioridades a bioeconomia, a regularização fundiária com direitos e deveres para os ocupantes da terra, o combate ao desmatamento ilegal, o aumento da segurança jurídica e a universalização do saneamento básico no Brasil.

O deputado Bacelar (Podemos-BA) foi eleito presidente da Comissão de Turismo. Ele disse que a prioridade será transformar o colegiado no pilar de sustentação ao setor turístico, em especial no período após a pandemia de Covid-19. “O turismo no Brasil teve perdas de R$ 290 bilhões na pandemia, e 397 mil postos de trabalho foram fechados”, disse Bacelar.

O deputado Felipe Carreras (PSB-PE) foi eleito presidente da Comissão de Esporte. “Um dos nossos objetivos na Câmara dos Deputados é fazer esse alerta aos governantes, do presidente da República aos secretários estaduais e municipais de esporte”, disse ao tomar posse.

O deputado Waldenor Pereira (PT-BA) foi eleito presidente da Comissão de Legislação Participativa. Ele disse que é preciso alcançar um equilíbrio maior na participação da sociedade no Congresso Nacional e que a comissão será espaço para transformar em propostas legislativas os anseios da sociedade organizada.

Veja como ficou nas demais comissões

Sair da versão mobile