Ícone do site Misto Brasil

França começa hoje novo lockdown em diversas regiões

Marselha França Misto Brasília

Detalhe de Marselha, na França, que integra a União Europeia/Arquivo/Divulgação

Compartilhe:

A França inicia nesta sexta-feira (19) um novo lockdown em diversas regiões do país para tentar conter o avanço da covid-19 e evitar um colapso em hospitais diante dos temores de uma terceira onda da pandemia. O confinamento foi decretado em 16 departamentos do país, incluindo a região metropolitana de Paris. Com o lockdown, os moradores ficam proibidos de viajar para outras regiões do país.

A medida afetará cerca de 21 milhões dos 67 milhões de habitantes do país. O novo lockdown fica em vigor por pelo menos quatro semanas – período mínimo que o governo considera necessário para conter a transmissão avançada do coronavírus, que atinge principalmente o norte do país.

“A progressão da pandemia se acelera notavelmente”, afirmou em entrevista coletiva o primeiro-ministro francês, Jean Castex, ao anunciar o novo lockdown na quinta-feira.

Ao justificar a decisão, Castex explicou que “chegou o momento de tomar medidas mais exigentes” em meio à forte progressão da pandemia nesses lugares e afirmou que uma terceira onda parece cada vez mais provável no país. As novas restrições, no entanto, não serão tão rígidas quanto o lockdown anterior. Segundo o premiê, o objetivo é buscar uma “terceira via“, sem um confinamento total, acrescentou. (Da DW)

Sair da versão mobile