O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Wanghley Soares Martins, conquistou o primeiro lugar na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que reconheceu o talento de jovens de todo o Brasil. Foram anunciados no sábado (27) 300 prêmios na principal mostra nacional de projetos do ensino fundamental, médio e técnico. Ele recebeu uma bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJ) do CNPq.
Wanghley ficou em primeiro lugar na categoria Engenharia. O seu projeto é sobre estratégia para visualização de grandes massas de dados para medicina individualizada com foco na doença de Parkinson. O orientador dele foi o professor Fábio Henrique Monteiro Oliveira.
O formato online do evento também possibilitou que a avaliação dos projetos incluísse especialistas e pesquisadores que atuam em outros países. “Nas sessões de avaliação, havia pessoas de 12 países: Brasil, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Argentina, Colômbia, Reino Unido, Peru, México, Panamá, França, Alemanha e Uruguai”, destacou a coordenadora do evento.
A avaliação dos projetos finalistas (345, no total) foi feita por meio da plataforma Zoom. Dividida em dois turnos, com até dez salas simultâneas. Cada avaliação envolveu um mediador, pesquisadores, especialistas e os estudantes finalistas, cada um em sua localidade, mantendo o isolamento físico necessário. Os estudantes sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado à Febrace por vídeo, pôster e relatório. No total, foram realizadas 4.170 avaliações.