Ícone do site Misto Brasil

Taxa de desocupação ficou estável, mas é a mais alta de um trimestre

Construção civil Riacho Fundo DF

A indústria da construção é um setor que emprega muitas pessoas/Arquivo

Compartilhe:

A taxa de desemprego foi para 14,2% no trimestre móvel encerrado em janeiro de 2021, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (31) pelo IBGE.

O número de pessoas desempregadas no Brasil foi estimado em 14,3 milhões no período. De acordo com o IBGE, embora a taxa de desocupação tenha ficado estável em 14,2% frente ao trimestre anterior, é a mais alta para um trimestre até janeiro. Já o contingente de pessoas ocupadas aumentou 2% e chegou a 86 milhões. Isso representa 1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro. De acordo com consenso Bloomberg e Refinitiv, a mediana projetada era de uma taxa de desemprego de 14,1% no período.

“Apesar de perder força em relação ao crescimento observado no trimestre encerrado em outubro, a expansão de 2% na população ocupada é a maior para um trimestre encerrado em janeiro. Esse crescimento ainda tem influência do fim de ano, já que novembro e dezembro foram meses de crescimentos importantes”, explica a analista da pesquisa, Adriana Beringuy. Com o aumento no número de ocupados, o nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 48,7%., segundo informou o Infomoney.

Sair da versão mobile