Depois de muita desinformação, confusão e filas de mais de 20 horas para receber a segunda ou a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Distrito Federal informou há pouco que haverá vacinação neste domingo (04). A imunização será das 9 horas às 17 horas, mas somente para as pessoas que já receberam a primeira dose.
No drive-thru do Iguatemi havia cerca de 300 carros formando uma fila desde o fim da tarde de sexta-feira. Em frente à Unieuro, em Águas Claras, cerca de 150 automóveis já aguardam por uma dose. A fila começou a se formar antes das 17 horas. No Parque da Cidade, a fila começou por volta das 18 horas de ontem.
Serão mantidos os três pontos de drive-thru de vacinação que estão em operação neste sábado. Daqui a pouco, haverá um redimensionamento da fila de acordo com a quantidade de doses que ainda restarem. Inicialmente, estavam previstas 1.111 doses para as pessoas com 66 anos completos, mas depois a Secretaria da Saúde disse que o número tinha passado para 3.600 doses. A organização da fila conta com o apoio da PMDF e do Detran.
“A Secretaria de Saúde fez um esforço e conseguiu triplicar o número de doses ofertadas para aplicação da D1. Pegamos todas as vacinas dos hospitais que ainda não tinham sido utilizadas e com isso, disponibilizamos 1.200 doses em cada um dos três drive-thrus, totalizando 3.600 doses”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, informou a assessoria de imprensa da pasta.
Ele ressalta que quem tomar a D1 tem a segunda dose (D2) garantida e que a Secretaria de Saúde depende agora do envio de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade na vacinação dos idosos a partir de 66 anos.
