Ícone do site Misto Brasil

Deputada do DF abre campanha pela internet pelo voto impresso

Deputada Bia Kicis DF Misto Brasília

Bia Kicis foi eleita deputada pelo PL do Distrito Federal/Arquivo

Compartilhe:

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) divulgou nesta quinta-feira (08) uma campanha virtual em defesa do “voto impresso e auditável”. Segundo ela, mais de 30 mil pessoas já se cadastraram e a ideia é possibilitar maior segurança nas eleições. A parlamentar é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Em junho de 2018, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderam o uso do voto impresso nas urnas eletrônicas. A proposta havia sido aprovada na minirreforma eleitoral feita pelo Congresso, em 2015, para eventuais fiscalizações dos resultados da disputa.

A parlamentar é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição sobre o tema. O texto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e agora deve ser discutido em uma comissão especial.

O site da Revistas Oeste traz um texto com Bia Kicis, onde ela explica que, ao contrário do que alguns pregam, que o país embarcaria num retrocesso com o retorno do voto impresso, a emenda constitucional em curso não prevê isso, mas, sim, a exigência de um comprovante emitido pela seção eleitoral após o clique na urna eletrônica. Ou seja, um papel que permita futura auditagem.

Sair da versão mobile