Ícone do site Misto Brasil

Senadores pedem a Biden que não mande dinheiro ao Brasil

EUA Joe Biden democrata Misto Brasília

Joe Biden é o atual presidente dos Estados Unidos/Arquivo/Angop

Um grupo de 15 senadores do Partido Democrata pediu nesta sexta-feira (16), em uma carta endereçada ao presidente Joe Biden, que o governo norte-americano não envie recursos ao Brasil sem que haja avanços no combate ao desmatamento no país sul-americano.

A carta foi assinada pelo presidente da Comissão de Dotações Orçamentárias, Patrick Leahy, pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Bob Menéndez, e pelos ex-candidatos à presidência Bernie Sanders e Elizabeth Warren, entre outros.

No texto, que é uma aparente resposta à intenção do presidente brasileiro de se aproximar de Biden em matéria ambiental para obter bilhões de dólares em ajuda externa e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia, os senadores criticam a gestão do meio ambiente de Jair Bolsonaro e pedem que qualquer apoio financeiro por parte dos EUA esteja condicionado a avanços na política ambiental brasileira.

Além disso, os senadores advertem que a falta de medidas para frear o desmatamento afetará o apoio de Washington para a pretensão do Brasil de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é um dos principais objetivos da política externa de Bolsonaro.

Sair da versão mobile