Ícone do site Misto Brasil

Deputado afirma na CCJ da Câmara que “matou muita gente”

Deputado delegado Eder Mauro PSD PA

Eder Mauro afirmou que matou muita gente num discurso feito na CCJ da Câmara/Arquivo/Agência Câmara

O deputado Eder Mauro (PSD-PA) afirmou durante a sessão do final desta manhã de hoje (12), na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que matou várias pessoas. “Eu, infelizmente já matei, sim. E não foram poucos. Foi muita gente”. Ele garantiu que “tudo foi bandido”.

O comentário do parlamentar foi por conta das discussões em torno da operação policial na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. A operação que provocou a morte de 28 pessoas, algumas das quais sem antecedentes criminais, está sendo criticada por deputados da oposição.

Eder Mauro, deputado de segundo mandato, é delegado licenciado da Polícia Civil do Pará. Esteve na função por cerca de 30 anos, entre 1994 e 2014. Integrante da chamada bancada da bala, Eder Mauro é a favor da flexibilização do uso de armas. Ao mesmo tempo, também participa da bancada evangélica.

Em setembro de 2015, o Tribunal de Justiça do Pará remeteu ao Supremo Tribunal Federal (STF), um processo contra Éder Mauro por omissão em crimes de extorsão e tortura, supostamente praticados por agentes sob sua liderança enquanto delegado. No Wikipedia consta que em 2013, o deputado e outros cinco policiais já haviam sido acusados por torturar e forjar um flagrante de extorsão contra uma mulher.

Sair da versão mobile