Ícone do site Misto Brasil

Boletim da Fiocruz alerta para uma terceira onda da Covid

Hospital de campanha DF

Abertura de novos leitos de UTI foram anunciados no DF/Arquivo/Agência Brasília

O boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta para a possibilidade de terceira onda e surgimento de novas variantes do novo coronavírus no Brasil. De acordo com os especialistas, “o número de casos continua estável e o índice de positividade dos testes muito alto: isso significa que tem muita gente se infectando e isso pode produzir casos graves”. “Uma terceira onda agora, com taxas ainda tão elevadas, pode representar uma crise sanitária ainda mais grave”, alerta a fundação.

A boa notícia é que há “ligeira redução” nas taxas de mortalidade da doença e na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos estados. O Brasil confirmou mais 2.340 mortes e 75.141 casos de Covid-19, totalizando 430.596 óbitos e 15.436.827 diagnósticos da doença, informou o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa.

Na entrevista coletiva de ontem à tarde, o secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, também disse estar preocupado com a possibilidade de uma terceira onda da peste. O alerta está sendo feito por conta das análises feitas por cientistas que acompanham os números da doença. É por isso que os leitos hospitalares estão sendo ampliados. Nesta sexta-feira será aberto um segundo hospital de campanha no DF.

Sair da versão mobile