Ícone do site Misto Brasil

História da viola no Distrito Federal em dois novos documentários

Dupla Marcelo e Mariano viola DF

Dupla Marcelo e mariano também estão em documentário sobre a viola/Divulgação

Compartilhe:

O primeiro da série será exibido pela internet no próximo dia 23

Quem gosta de viola e quer conhecer também um pouco mais da história desse instrumento no Distrito Federal, tem um encontro marcado no dia 23, às 19 horas. Neste horário, começa uma transmissão pelo YouTube do documentário “A viola e o tempo“, que faz parte do acervo Viola Central – Ponteios Regionais. O personagem desse capítulo é o músico e professor Gustavo Neto.

Em dezembro de 2019, Gustavo Neto foi um dos 14 músicos entrevistados pela equipe do projeto, que em sua segunda fase integrou artistas residentes em Taguatinga, Guará, Águas Claras e Vicente Pires. O acervo agora também conta com a presença de Mariana Mesquita, Chico Nogueira, Tião Violeiro, Claudivan Santiago, Wellington Assis, Reinaldo Cordeiro, Fabio Pozzebom, Domingos de Salvi, Sousa Coelho, Juca Violeiro e Wellington Abreu, Macedo e Mariano.

A partir dos encontros gravados em estúdio e das mais de 20 horas de material audiovisual registrado, foram editadas versões em vídeo, áudio e texto, que agora se encontram para livre acesso por pesquisadores e interessados na cultura brasileira. Os dois documentários editados, “A viola e o tempo” e “Viola mística“, com cerca de 30 minutos de duração cada, estreiam na plataforma nos dias 23 e 24, com chat aberto ao público.

Realizado entre os anos de 2019 e 2021, o projeto Viola Central – Ponteios Regionais foi  coordenado por Domingos de Salvi, Daniel Choma, Tati Costa e Sara de Melo, e contou com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Distrito Federal.



Sair da versão mobile