As primeiras doses deveriam ter sido entregues em abril passado, mas houve entraves com a Anvisa
O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), anunciou a suspensão da compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V. A informação foi repassada assim que terminou a reunião com o Fundo Soberano Russo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez novas limitações ao imunizante que também não faz parte do plano nacional de vacinação do governo federal.
A assessoria de Wellington Dias informou que o contrato firmado entre o Instituto Gamaleya (desenvolvedora do imunizante) e o Fundo Soberano Russo, em março deste ano, previa a entrega das primeiras 2 milhões de doses previstas para ainda em abril. Por conta de entraves tanto da Anvisa como Ministério da Saúde, até o momento nenhuma dose havia sido desembarcada em território brasileiro.
“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste junto com a não inclusão do Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação, tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, explica o governador Wellington Dias.
