A preocupação dos estudante é com as disciplinas práticas que exigem, por exemplo, o uso de laboratório
A maioria dos alunos do ensino superior das faculdades particulares prefere o retorno parcial das aulas presenciais.
A pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) entrevistou, via internet, entre os dias 28 de julho e 4 de agosto, 668 estudantes matriculados em cursos presenciais de instituições de ensino superior privado, mas que tiveram de ir para o modelo híbrido em decorrência da pandemia. Dos entrevistados, 52% disseram que as atividades em sala devem priorizar as aulas práticas, e para 38%, as disciplinas deveriam estar no formato de ensino híbrido, no qual se alternam aulas presenciais e à distância (online).
Considerando os estudantes que já se vacinaram pelo menos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, 43% manifestaram que “todas as aulas podem ser escalonadas”, enquanto 47% disseram que “apenas as práticas devem fazer parte do cronograma”.
Entre os que não foram imunizados, 34% se disseram a favor de todas as aulas serem escalonadas, com alternância de aulas presenciais e à distância; e 56% se disseram a favor de apenas aulas práticas fazerem parte do cronograma.