Uma autoridade do Ministério do interior disse as tropas estão chegando “de todos os lados”
Combatentes do grupo fundamentalista islâmico Talibã entraram na periferia de Cabul neste domingo (15), ampliando o seu controle territorial sobre o Afeganistão, enquanto ocorrem negociações sobre uma transição de poder e funcionários públicos e diplomatas em pânico deixam prédios na capital.
Três autoridades do governo confirmaram que o Talibã havia chegado aos distritos de Kalakan, Qarabagh e Paghman, em Cabul. Uma autoridade do Ministério do interior disse à Reuters que o Taleban está chegando “de todos os lados”, mas não deu mais detalhes.
O grupo insurgente disse que não tomará a capital “à força” nem promoverá combates na cidade, apesar de rajadas de tiros serem ouvidas esporadicamente. “A vida, a propriedade e a dignidade de ninguém será afetada, e as vidas dos cidadãos de Cabul não estão em risco”, afirmou o Talibã em um comunicado.
Mais tarde, Suhail Shaheen, porta-voz do Talibã, disse à rede Al-Jazeera no Qatar que os insurgentes estão “esperando a entrega pacífica da cidade de Cabul” e que o grupo deseja uma rendição incondicional do atual governo.
Negociadores do Talibã foram ao palácio presidencial neste domingo, segundo uma autoridade afegã afirmou à agência de notícias Associated Press sob condição de anonimato. Ele descreveu as conversas como “tensas”. (Da DW e do GDN Online)
