Onze pessoas no município de Tovar e duas crianças faleceram no município de Antonio Pinto Salinas
As inundações nos municípios ocidentais da Venezuela deixaram ao menos 13 mortos, informou na terça-feira (24) o governador do estado de Mérida, Ramón Guevara. Intensas chuvas na zona causaram deslizamentos de terra e transbordamento dos rios. O governador disse que morreram 11 pessoas no município de Tovar e duas crianças faleceram no município de Antonio Pinto Salinas. “A situação que estamos vivendo é muito infeliz”, disse Guevara em comentários a mídias locais, divulgados no Twitter.
“A energia foi cortada porque a água chega até os transformadores” elétricos. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou no mesmo dia (24) ter declarado o estado de emergência em Mérida. “Assinei um decreto de estado de emergência para Mérida e foram aprovados recursos financeiros com o objetivo de apoiar o nosso povo de forma imediata”, disse Maduro durante uma reunião com sua equipe de governo no Palácio de Miraflores.
O estado ocidental venezuelano é uma região agrícola que fornece alimentos para todo o país. Mais seis estados do centro e oeste da Venezuela também estão afetados pelas chuvas fortes.