Ação com a participação de órgãos públicos e voluntários foi realizada em quatro pontos
Mergulhadores encontraram todo tipo de resíduos sólidos, como pneus, latinhas, garrafas pet e de vidro, tampa de bueiro, roupas, máscaras, entre outros itens, no Dia Mundial de Limpeza. Até uma pistola antiga foi encontrada. A ação foi realizada neste sábado (18) em quatro pontos do Lago Paranoá.
A quarta edição do evento se junta ao projeto Semana Lago Limpo – criado em 2011 pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
“Há outras partes que estão limpas, que conseguimos ver o fundo. Isso mostra que é possível que as pessoas tenham consciência na hora de utilizar essa área. Precisamos de mais ações como essa”, comentou a voluntária Adelaide Santa Fé.
“Talvez daqui a alguns anos a gente não precise fazer a Semana Lago Limpo, mas sim comemorar que não tenha mais sujeira. A ideia é que no ano que vem a gente envolva as escolas porque o grande vetor é a criança, que sensibiliza seus pais”, observou o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.
“Além de encaminhar para o local correto. Os recicláveis irão para as cooperativas e os rejeitos para o aterro sanitário”, explicou o diretor-presidente do Serviço de Limpeza Urbana, Sílvio Vieira. Além da Adasa, Marinha do Brasil, SLU e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o evento teve participação do Movimento Ocupe o Lago.