Ícone do site Misto Brasil

Vacina da Pfizer perde quase a metade da eficácia contra a delta

Coronavírus Covid-19

Sintomas da variante delta seriam diferentes das demais cepas/Arquivo/News Boston

Compartilhe:

Relatório avaliou a eficácia geral e específica contra variantes da vacina

A Pfizer apresentou um documento informativo para o Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA. O fabricante da popular vacina de mRNA afirmou com base em estudos que seu produto perde quase metade de sua eficácia contra a famigerada variante Delta do coronavírus em apenas alguns meses.

Apesar das recomendações da Pfizer de administrar a terceira dose de reforço de sua vacina contra o coronavírus, a decisão parece ter caído em ouvidos surdos do regulador dos EUA, tendo a maioria de sua comissão votado contra tal prática, citando falta de dados de segurança (e deixando a gigante farmacêutica em uma situação difícil).



O relatório da Pfizer menciona um estudo recente do Southern California Kaiser Permanente Medical Group, que avaliou a eficácia geral e específica contra variantes da vacina Cominarty da Pfizer/BioNTech contra as infecções pelo SARS-CoV-2 e hospitalizações relacionadas à COVID-19 por tempo desde a vacinação.



Os pesquisadores usaram dados recolhidos em todos os EUA entre 14 de dezembro de 2020 e 8 de agosto de 2021, tornando possível explorar tanto a variante Delta quanto outras cepas do novo coronavírus.

As principais descobertas mostram que a eficácia da Pfizer contra a Delta foi alta durante o primeiro mês após a injeção, mas diminuiu drasticamente (de 93% para 53%) em quatro meses após a vacinação completa.


Sair da versão mobile