Ícone do site Misto Brasil

Primeiro-ministro de Portugal vence as eleições autárquicas

Antonio Costa Portugal eleições

Primeiro-ministro de Portugal António Costa/Arquivo/Reproduçãovídeo/Público

Compartilhe:

António Costa perdeu em Lisboa, ao contrário do que indicavam as sondagens eleitorais

Os eleitores de Portugal votaram no domingo (26) nas eleições autárquicas de 2021, que a nível nacional deram a vitória ao Partido Socialista (PS) do primeiro-ministro António Costa. Os socialistas conseguiram 34,42% dos votos com 147 presidências de câmara (prefeituras), sendo a terceira vez consecutiva que o PS ganha as autárquicas. Seu partido não conseguiu ganhar em Lisboa.

Na capital portuguesa, ao contrário do que indicavam as sondagens, venceu Carlos Moedas (do PSD, em aliança com vários outros partidos de direita), se tornando o novo presidente da Câmara (prefeito) de Lisboa.



No país, as coligações dos partidos de direita Partido Social Democrata e CDS-PP obtiveram em conjunto 24% dos votos (72 presidências). António Costa disse que o PS “continua a ser o maior partido autárquico nacional” apesar da pesada derrota na capital.

No Porto ganhou Rui Moreira, um independente, mas ainda não tem a maioria absoluta garantida. As eleições veem depois que o governo de António Costa anunciou na quinta-feira (23) que vai levantar a maioria das restrições postas em prática para combater à Covid-19 a partir de 1º de outubro, em um país com uma das maiores taxas de vacinação do mundo, informou a Sputnik.


Sair da versão mobile