A desobrigação seria para o uso externo da peça. Governador Ibaneis disse que estuda o assunto
Nas próximas duas semanas o uso de máscaras de proteção facial poderá ser uma opção de cada pessoa e não uma obrigação. A suspensão da exigência está sendo analisada pelo governo do Distrito Federal, segundo informou nesta manhã o governador Ibaneis Rocha (MDB). A decisão pode ocorrer antes da imunização de 70% da população.
Ibaneis comentou o assunto com o jornalista Brunno Mello, que é o ancora da Rádio CBN agora cedo. A suspensão das máscaras valeria para as áreas externas, assunto que está sendo discutido também em outras cidades.
O DF registrou ontem 11 mortes e 421 casos associadas à doença. Com os novos óbitos, o número de vítimas fatais é de 10.756 desde março do ano passado e de 512.510 casos. Ontem, a taxa de transmissão era de 0,87, muito abaixo do registrado há uma semana, que foi de 1,08.
Será levado em consideração a queda da taxa de transmissão da Covid-19, assim como o número de mortes e os novos casos em meio à pandemia que ainda é bastante significativa. Outro detalhe a ser levado em consideração no Distrito Federal é o avanço da vacinação de adolescentes e das demais faixas de idade.
Foram aplicadas no Distrito Federal mais de 3,8 milhões de doses. Mais de 2,2 milhões de pessoas já receberam pelo menos a primeira dose. O DF tem pouco mais de 3 milhões de habitantes.
No ritmo da volta ao normal, a Secretaria da Educação também antecipa que as aulas presenciais serão obrigatórias nos próximos dias. Não há uma data para que o atual sistema, que é híbrido, entre presencial e pela internet, seja alterado.