Pesquisa indica que o setor manteve crescimento na pandemia. Asbra confirma resultados positivos
O Distrito Federal teve um ritmo de abertura de supermercados no primeiro semestre de 2021 superior ao índice registrado no período pré-pandemia. Em 2020, o índice ficou em 29,4%. O potencial per capita de compras neste ano, é de R﹩ 2.500 mil.
No primeiro semestre de 2019 houve aumento de 16,4% de novas unidades. Nos seis primeiros meses de 2021, esse número registrou alta de 45,2% – em números absolutos isso significa mais 479 unidades abertas. O levantamento foi realizado pela Geofusion, líder no segmento de inteligência geográfica.
A associação dos supermercados do DF disse que os números que a entidade possui são outros, mas o presidente da Asbra-DF, Gilmar Pereira, não deu maiores detalhes, Informou apenas que “houve expansão sim, porém com outros percentuais”.
O setor, considerado essencial para o comércio varejista, foi um dos poucos que se manteve a pleno vapor mesmo durante o auge da crise sanitária. Destacam-se, nesse contexto, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa, com o aumento do consumo de alimentos nos domicílios, e o pagamento do auxílio emergencial, que garantiu renda mínima aos mais vulneráveis, segundo informou a Geofusion.