Terminou a greve dos metroviários depois de seis meses, a maior da história
Depois de seis meses terminou a greve dos metroviários do Distrito Federal. A decisão foi tomada na note passada pela categoria, depois que o Tribunal Regional do Trabalho determinou o retorno ao trabalho. A greve foi a maior da história da categoria. Neste período, os trens funcionaram parcialmente com até 80% dos veículos em funcionamento nos horários de pico.
Em nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Metrô, informa-se que a decisão pelo retorno às atividades normais foi por unanimidade. “A justiça foi feita e a manutenção dos direitos garantidas por meio da decisão do Tribunal Regional do Trabalho”. Ontem à tarde, a companhia informou que aguarda a publicação do acordo para se manifestar.
Nota do Sindmetrô
Sindmetrô informa que a categoria metroviária decidiu pelo fim do movimento grevista. Por votação unânime nossa categoria optou cancelamento da greve que durou pouco mais de 6 meses, pois compreendemos que a justiça foi feita e a manutenção dos direitos garantidas por meio da decisão do Tribunal Regional do Trabalho.
Sindicato espera que a direção do Metrô venha, conforme determinação do Tribunal, negociar os dos dias parados e cumprir a decisão.
É lamentável que a população e os trabalhadores tiveram que passar por tantas dificuldades, durante tanto tempo, em época de pandemia, para assegurar seus direitos que a empresa se empenhou em retirar.
Fica claro que a empresa e o GDF não têm a menor preocupação com os transtornos causados pela greve, pois toda tentativa da categoria era unicamente para manter os seus direitos e ter cumpridas as decisões judiciais por parte da empresa.
Durante a negociação não houve sequer pedido de reajuste, aumento, para que justificasse a inflexibilidade da empresa, porém ainda assim a política adotada pelo Metrô foi de retirar direitos.
Seguiremos firme e aguardando o cumprimento, por parte da empresa, de toda a Sentença Normativa, prestando nosso trabalho de forma plena para a população. Que a empresa repense seu objetivo principal de transportar com qualidade a população e respeite os direitos dos metroviários, cumpra as decisões judiciais e que não seja necessário entramos em greve,sacrificando o trabalhador e o usuario do Metrô.