Ícone do site Misto Brasil

Metroviários do DF decidem por unanimidade voltar ao trabalho

Mulheres metrô DF Misto brasília

As atividades no metrô do Distrito Federal voltam ao normal nesta segunda-feira/Arquivo

Compartilhe:

Terminou a greve dos metroviários depois de seis meses, a maior da história

Depois de seis meses terminou a greve dos metroviários do Distrito Federal. A decisão foi tomada na note passada pela categoria, depois que o Tribunal Regional do Trabalho determinou o retorno ao trabalho. A greve foi a maior da história da categoria. Neste período, os trens funcionaram parcialmente com até 80% dos veículos em funcionamento nos horários de pico.

Em nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Metrô, informa-se que a decisão pelo retorno às atividades normais foi por unanimidade. “A justiça foi feita e a manutenção dos direitos garantidas por meio da decisão do Tribunal Regional do Trabalho”. Ontem à tarde, a companhia informou que aguarda a publicação do acordo para se manifestar.



Nota do Sindmetrô

Sindmetrô informa que a categoria metroviária decidiu pelo fim do movimento grevista. Por votação unânime nossa categoria optou cancelamento da greve que durou pouco mais de 6 meses, pois compreendemos que a justiça foi feita e a manutenção dos direitos garantidas por meio da decisão do Tribunal Regional do Trabalho.

Sindicato espera que a direção do Metrô venha, conforme determinação do Tribunal, negociar os dos dias parados e cumprir a decisão.
É lamentável que a população e os trabalhadores tiveram que passar por tantas dificuldades, durante tanto tempo, em época de pandemia, para assegurar seus direitos que a empresa se empenhou em retirar.

Fica claro que a empresa e o GDF não têm a menor preocupação com os transtornos causados pela greve, pois toda tentativa da categoria era unicamente para manter os seus direitos e ter cumpridas as decisões judiciais por parte da empresa.

Durante a negociação não houve sequer pedido de reajuste, aumento, para que justificasse a inflexibilidade da empresa, porém ainda assim a política adotada pelo Metrô foi de retirar direitos.

Seguiremos firme e aguardando o cumprimento, por parte da empresa, de toda a Sentença Normativa, prestando nosso trabalho de forma plena para a população. Que a empresa repense seu objetivo principal de transportar com qualidade a população e respeite os direitos dos metroviários, cumpra as decisões judiciais e que não seja necessário entramos em greve,sacrificando o trabalhador e o usuario do Metrô.


Sair da versão mobile