Ícone do site Misto Brasil

Aplicativo vai monitorar casos da Covid nas escolas do DF

Escola aula virtual DF

As aulas na rede públicas começam em fevereiro no Distrito Federal/Arquivo/SEE

Compartilhe:

Sistema foi anunciado hoje pela Secretaria da Saúde. As aulas serão presenciais a partir de quarta-feira

A Secretaria de Saúde anunciou hoje (29) pela manhã um aplicativo que será utilizado pelas escolas públicas para monitoramento em tempo real da pandemia da Covid-19. O sistema será estendido também para as escolas particulares provavelmente em novembro

De acordo com relatório do governo distrital, foram registrados 1.756 casos de Covid-19 nas escolas públicas. Desses casos, 790 são de estudantes e 513 de trabalhadores nas atividades meio das unidades escolares.



O app entra em operação para dar mais segurança sanitária nos estabelecimentos de ensino, já que na próxima quarta-feira (03), as aulas serão todas presenciais. O principal objetivo é registrar casos da doença e identificar eventual surto, permitindo que o atendimento epidemiológico seja rápido e eficiente nas sete regionais de saúde.

O rastreamento vai acompanhar os casos em 806 instituições, 57.684 profissionais da educação e 543.833 estudantes, segundo informou o secretário da Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, durante a entrevista coletiva que acontece agora.



Nas escolas

O sistema será alimentado especialmente pelos diretores e gestores de escolas e a ideia é intensificar o monitoramento da doença para orientar e fiscalizar, a partir de relatórios de inteligência.

A secretária da Educação, Hélvia Paranaguá , informou que vai acabar o sistema de rodízio entre aulas presenciais e virtuais. O retorno total ocorre a 30 dias do fim do ano letivo.

Só não vai servir para as crianças que tenham comorbidades, para estudantes infectadas, assim como para os profissionais da educação. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nas salas de aula. O tempo de aula será de quatro horas. A quinta hora servirá para a limpeza do estabelecimento.



Sair da versão mobile