Ícone do site Misto Brasil

Receita de fundações tem crescimento inédito de 58%

Pesquisa russa vacina Misto Brasília

O Brasil não pode deixar de realizar pesquisas e investir em tecnologia/Arquivo

As entidades que dão apoio às universidades públicas, tiveram ajuda até das empresas

As fundações de apoio de universidades públicas tiveram no ano passado um recorde de receita no valor de R$ 7,5 bilhões. O crescimento foi de 58% se comparado com o ano anterior. Os números são bastante significativos levando-se em consideração que o Brasil vive uma pandemia há quase dois anos.

O valor foi puxado pelas contribuições dos municípios, estados e do setor privado, revelou hoje (29) o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Ccnfies), na abertura do 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio que segue até o dia 1º de dezembro.



O montante captado pelas fundações também supera com folga os minguados R$ 600 milhões disponibilizados em 2021 para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Essas fundações de apoio respondem por 20 mil projetos científicos e tecnológicos e por 68 mil bolsistas e celetistas.  “O Brasil deve abrir os olhos antes que não tenhamos retorno de um caminho que trilhamos para sermos uma nação subalterna e dependente de bens essenciais ao seu povo”, comentou o presidente do Conselho, Fernando Peregrino.


Sair da versão mobile