Ícone do site Misto Brasil

DF manda 20 bombeiros para ajudar na tragédia da Bahia

Bahia tragédia enchente Misto Brasília

Populares e pessoal da Defesa Civil leva um caixão em meio à enchente na Bahia/Camila Souza/Arquivo/Governo da Bahia

Compartilhe:

Equipe de resgate já com outras experiências seguiu hoje para Ilheus, no Sul do estado. Veja um vídeo com a PRF

Uma equipe de 20 bombeiros militares do Distrito Federal seguiu em direção à base de apoio em Ilhéus, na Bahia, nesta segunda-feira (27) para reforçar a atuação local no resgate de vítimas e combate aos efeitos das fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Veja logo abaixo a nota dos bombeiros da Bahia sobre doações.

A missão terá duração de 10 dias, com previsão de retorno para 5 de janeiro, mas pode ser estendida, segundo o chefe da seção logística do grupamento de busca e salvamento, major Ulisses Giech, caso necessário. Os bombeiros do DF se integram a um grupo de bombeiros do próprio estado da Bahia e dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe.



“Nossos profissionais já participaram de outras missões no país e no exterior, demonstrando sempre dedicação, conhecimento técnico e alto grau de profissionalismo. Desta vez, vamos somar esforços aos militares da força tarefa para ajudar a população da Bahia a superar esse momento difícil”, destaca o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, conforme registro da Agência Brasília.

Bahia tem 16 mil desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 20 mortos. A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região Sul.




A Prefeitura de Vitória da Conquista, emitiu um alerta à imprensa nesta segunda-feira (27) para o risco do rompimento de barragens e açudes na zona rural da cidade.

A situação mais perigosa é a da barragem da Baixa do Arroz, no povoado de Cachoeira das Araras, no distrito de Bate-Pé, a 58 quilômetro do centro de Vitória da Conquista. O local apresenta muita “instabilidade” e caso rompa pode causar sérias inundações, informou o Tribuna da Bahia.

Ao menos oito rodovias de diferentes cidades do interior do estado começaram a ser liberadas hoje de forma gradativa, por equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) com sedes em Brumado e Itabuna.





Nota do Corpo de Bombeiros da Bahia

Devido a solidariedade do povo baiano e brasileiro o local para o armazenamento dos donativos em Itamaraju teve de ser mudado. Os alimentos não perecíveis, roupa e sapatos, além dos kits de higiene e limpeza estão sendo colocados num galpão ao lado de um posto de combustíveis, na BR na altura do caminho para Jucuruçu.

“Estamos muito felizes em precisar realocar os donativos para um local com espaço maior. Conseguimos isso graças a população. Temos um povo acolhedor e com isso estamos unindo esforços para minimizar o sofrimento das pessoas afetadas pela chuva.”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel BM Adson Marchesini.

Os donativos podem ser entregues em qualquer quartel do CBMBA. O material está sendo levado para Itamaraju e de lá segue às áreas mais afetadas pela chuva. Com os alimentos, os bombeiros confeccionam cestas básicas, além de kits de higiene pessoal e limpeza. As roupas e sapatos passam por uma triagem e depois também são entregues para as comunidades.



Sair da versão mobile