Os dados referentes ao Centro-Oeste indicam, que os negócios estão em recuperação na região
O cenário é de recuperação do setor de franquias no Centro-Oeste, com um crescimento de 10,7% no faturamento geral do setor, com mais de R$ 4,2 bilhões de receita.
O segmento com maior variação foi o Turismo e Hotelaria, com uma recuperação de 19,5%. A retomada das viagens é o principal impulsionador – existe uma grande demanda reprimida e mudanças consideráveis de sazonalidade -, mas é importante ressaltar que a comparação se deu com uma base bastante deprimida em 2020.
O dado é superior à variação do ano passado, frente a 2019, que foi de -5%. Do terceiro trimestre de 2019 para o terceiro de 2021, houve um crescimento de 5,6%. Já em número de unidades, o mercado da região expandiu mais de 8,1%, com 14.925 operações.
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising indica que a maioria está concentrada nos mercados de Serviços e Outros Negócios (22,9%), Alimentação Food Service (17,7%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,3%).
Para a diretora da Regional da ABF Centro-Oeste, Claudia Vobeto, há uma força no agronegócio, mas também no varejo e serviços. “O sistema de franquias se adaptou ao cenário e as redes vêm retomando suas estratégias de expansão”.