Estão previstas a partir dessa semana diversas atrações para os adultos e crianças
Começou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) o projeto Férias no #QuintalCCBB, com diversas intervenções culturais dedicadas às crianças e adultos. Durante todas as quintas, sextas, sábados e domingo do mês, pipoca e algodão doce serão distribuídos de graças para os visitantes.
De 4 a 30 de janeiro, o jardim do CCBB recebe o Parque Diversom, uma experiência lúdica com brinquedos sonoros. Idealizado por Márcio Vieira e Luciano Porto, ambos integrantes do grupo brasiliense Circo Teatro Udigrudi, o projeto tem como foco principal despertar a percepção auditiva das crianças através da associação de sons e movimento, com brinquedos tradicionais e originais acoplados a aparatos sonoros que são acionados pelo movimento do brincante.
Viagens Extraordinárias – Entre os dias 6 e 23 de janeiro, o teatro do CCBB Brasília recebe o premiado espetáculo Viagens Extraordinárias, da Cia. Solas de Vento. Esta será a primeira vez que a capital vai receber a famosa peça adaptada pelo grupo, que rememora a prestigiada obra do autor ficcional francês Júlio Verne (1828-1905), considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica.
Quinta a domingo, sempre às 16h, com sessões extras aos sábados e domingos, 11 horas. Ingressos à venda em bb.com.br/cultura R$ 30 (inteira) e R$ 15 (clientes BB com Ourocard e meia-entrada para estudantes e professores, crianças com até 12 anos, maiores de 60 anos, pessoas com deficiência e suas acompanhantes.
Um Giro Pelo Mundo – Acontece de 7 a 16 de janeiro, no vão central do CCBB Brasília. O projeto propõe para crianças e adultos uma imersão aos costumes e vivências de nações como Índia, Gana, França, Canadá, Alemanha, Brasil, Portugal e Suíça, com uma programação variada com exibição de 38 filmes, entre animações, curtas e longas metragens do universo infantil, oficinas lúdicas, espetáculos teatrais e apresentações de dança.
Entre os curtas que serão exibidos, destaque para Calamity, de Remi Chayé, animação franco dinamarquesa inédita no Brasil; o filme brasileiro O menino e o mundo, animação vendida em mais de 100 países, e já faturou mais de 50 prêmios; e as animações Le trois verites e Shamazulu, da África.
Mostra de Cinema Japonês 2022 – Entre 18 e 30 de janeiro, a Embaixada do Japão promove sua tradicional Mostra de Cinema Japonês no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, onde apresenta uma variada seleção de títulos – alguns inéditos no Brasil – que incluem histórias de época, emocionantes dramas juvenis e animações para o público jovem. Entrada gratuita.
Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília – Entre 22 a 30 de janeiro, o III Festival Internacional de Cinema Fantástico de Brasília. Para esta edição, o evento apresenta formato híbrido – presencial e online -, com mostra de filmes nacionais e internacionais para o público infantil e adulto. A ideia do projeto é promover um passeio pelos subgêneros do cinema fantástico: horror, ficção científica, fantasia e outras variações, trazendo luz a temas intrigantes para as novas gerações. Na programação, além de mostra brasileira, um recorte internacional com participação de mais de vinte países. Entre os dias 22 e 23 de janeiro, às 10h, o festival vai promover na área externa do CCBB, uma fantástica oficina de animação infantil, para crianças de 6 a 10 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do festival.
Lobo da Pata Vermelha – Nos dias 29 e 30, na área externa coberta do CCBB, a mostra Lobo da Pata Vermelha traz sessões presenciais voltadas para crianças e suas famílias com entrada franca. A premiação dos melhores filmes acontecerá junto com o encerramento do festival, 30 de janeiro, às 19h, com transmissão online pelas redes sociais do festival. Entrada gratuita.
Museu Banco do Brasil – Acervos do Brasil – A exposição permanente apresenta, em mais de três mil metros quadrados, peças históricas que remontam a história do Banco do Brasil em seus mais de 200 anos de existência. Na exposição, estão expostas pinturas, gravuras e esculturas de grandes nomes da arte brasileira no século XX, como Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Djanira, Rubem Valentim, Athos Bulcão, Burle Marx, Manabu Mabe e Tomie Ohtake, entre outros. Terça a domingo, de 9h15 às 19h, 1° andar
Casulo interativo e Améfrica – Exposições permanentes nos jardins busca sintetizar a mudança da vida por meio das pedras, que mudam de forma com o passar do tempo e que podem ser moldadas pela interferência da energia do ambiente. Casulo é um espaço de convivência interativo voltado a aproximar as crianças da arte, idealizado pelos artistas Denise Milan e Darlan Rosa. Entrada gratuita. Terça a domingo, 9h às 21 horas.
