As manifestações tinham começado de forma pacífica, mas tomaram conta do país
Em meio aos protestos em massa no Cazaquistão, em todo o país foi imposto o nível “vermelho crítico” de ameaça terrorista. Ao mesmo tempo, o presidente Kassym-Jomart Tokaev disse hoje (07) que a ordem constitucional no país foi praticamente restaurada.
Além disso, a administração do presidente afirmou que as manifestações tinham começado de forma pacífica, antes de bandidos armados assumirem a liderança.
“No início, os protestos eram pacíficos […] Mas, depois, as vozes dos manifestantes pacíficos foram afogadas em apelos de provocadores por violência. […] Bandidos e terroristas passaram a liderar a multidão”, disse à emissora Khabar 24 o primeiro vice-chefe da administração, Dauren Abaev.
O Ministério do Interior do país informou que retomou o controle de todas as prefeituras regionais (akimates). Algumas consequências dos protestos, de acordo com a Agência Sputnik, são a detenção de 3 mil pessoas, morte de 26 pessoas que estariam armadas. Dois oficiais da Guarda Nacional do Cazaquistão foram mortos na quarta-feira (05), segundo foi confirmado hoje.
