A imunização aconteceu hoje em São Paulo. No Distrito Federal, a vacinação começa no domingo
O menino Davi, um indígena xavante de 8 anos que mora em Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, é a primeira criança na faixa de 5 a 11 anos de idade a ser vacinada no país contra a Covid-19. Ele recebeu a dose em uma cerimônia simbólica no início da tarde de hoje (14) no Hospital das Clínicas de São Paulo, com a presença do governador de São Paulo, João Doria.
Davi tem deficiência motora rara e recebe tratamento especializado no Hospital das Clínicas. Ele tomou a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech, o único imunizante aprovado até o momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicado em crianças de 5 a 11 anos. A vacina é feita especialmente para esse público: a dosagem é menor do que a que está sendo aplicada em adultos.
Em entrevista online, transmitida durante o evento, o pai da criança, o cacique xavante Jurandir Siridiwe, agradeceu a vacinação do filho. “Agradeço muito essa compreensão, essa visibilidade, esse diálogo. Que os indígenas tomem vacina”, disse ele. “Será seguro quando as aulas voltarem”, acrescentou.
Vacinação no Distrito Federal
A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 começa neste domingo (16), das 8h às 17h. A primeira fase contempla crianças dessa faixa etária com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, e crianças sem comorbidades com 11 anos completos.
No domingo, estarão abertos 11 postos de vacinação exclusivos para a vacinação das crianças. A criança deverá estar acompanhada do pai, mãe ou responsável, com documento de identidade e/ou caderneta de vacinação.
Pontos de vacinação para crianças de 5 a 11 anos neste domingo (16): UBS 20 Planaltina, UBS 2 Sobradinho II, UBS 1 Santa Maria, UBS 1 Paranoá, UBS 2 Brazlânda, UBS 17 Ceilândia, UBS 5 Taguatinga, UBS 12 Samambaia, UBS 1 Cruzeiro, UBS 1 Lago Norte e UBS 1 Guará.