Ícone do site Misto Brasil

Exposição com manequins faz homenagem às vítimas da Covid

Manequins Siron Franco SP Misto Brasília

Manequins foram pendurados como uma forma de homenagear mortos da Covid/Divulgação

Compartilhe:

Os bonecos, com diferentes volumes e tamanhos, estarão suspensos na Casa das Rosas

Texto de Camila Maciel

A instalação Renascimento, formada por 365 manequins suspensos, vai homenagear as vítimas da pandemia de Covid-19 e os profissionais de saúde. A obra do artista plástico Siron Franco estará exposta a partir deste sábado (15) no jardim do museu Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em São Paulo.

A sede do museu passa por uma reforma, mas segue com atividades na área externa. A mostra é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som, que também é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.



A inspiração para a obra veio quando Franco retirou um manequim do ateliê em Aparecida de Goiânia, em Goiás, e pendurou em um varal. Os bonecos, com diferentes volumes e tamanhos, estarão suspensos na Casa das Rosas por um cabo de aço a seis metros do chão.

No texto de divulgação da instalação, o artista explica: “Os que se foram, representados pelos manequins, bradam pela integração dos povos, pela compreensão que devemos amar a nossa espécie e pela defesa da igualdade e dos direitos inalienáveis de todos. Nas roupas, estará estampada a frase ‘Viva a Diferença, Viva a Humanidade, Viva a América Latina!’, que reforça esse clamor.”


Sair da versão mobile