Ícone do site Misto Brasil

DF monta tendas nas UPAS para atender pacientes doentes

Tendas UPA DF Misto Brasília

Tendas estão sendo montadas para reforçar o atendimento a pacientes/Arquivo/Davidyson Damasceno/Ascom Iges

Compartilhe:

Serão dois tipos de tendas para reduzir as filas que pacientes infectados pela Covid ou pela gripe

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal informou no final da tarde desta segunda-feira (17), que começou a instalar 11 tendas para dar apoio no atendimentos às Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A previsão é que quatro UPAs recebam duas tendas cada. Uma será para acolhimento e outra para medicação.

São elas as UPAs Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá, Ceilândia II. Já as UPAs do Gama e do Núcleo Bandeirante receberão uma tenda para medicação cada. Até o momento, foram montadas quatro Tendas de Acolhimento nas unidades Paranoá, Planaltina, Ceilândia II, Riacho Fundo II.




O objetivo é atender à demanda cada vez maior de pacientes acometidos pela Covid-19 ou pela gripe, doenças virais que têm sintomas parecidos. “Estamos trabalhando para dar mais conforto aos pacientes que buscam atendimento no serviço público de saúde”, comentou o governador nas redes sociais Ibaneis Rocha.

“Preparamos todos os insumos e materiais necessários para montar as tendas. Inicialmente, elas poderão ter duas finalidades: prestar o acolhimento humanizado aos pacientes ou fazer aplicação de medicações simples”, afirmou o presidente do Iges-DF, Gislei Morais. Cada cada UPA que receberá a tenda já foi reabastecida com 1.260 testes de antígeno (PCR) para Covid-19.




A assessoria do Instituto divulgou que as Tendas do Acolhimento nos estacionamentos em frente à entrada das UPAs, funcionarão das 8 às 20 horas como uma extensão das recepções para acomodar os pacientes. Serão disponibilizadas 12 cadeiras e haverá dois colaboradores do projeto Humanizar, que é coordenado pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), para orientar os pacientes durante o dia.

As Tendas de Medicação Rápida contarão com oito camas de campanha ou cadeiras de medicação. Elas funcionarão das 8h às 20h e com equipes de enfermagem.


Sair da versão mobile