Ícone do site Misto Brasil

Portugal tem recorde diário de novos casos de Covid-19

Portugal coronavírus Misto Brasília

Pacientes infectados pelo coronavírus são atendidos em Portugal/Arquivo

A alta quantidade não é acompanhada de um crescimento de internações e de mortes

O último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) de Portugal, nesta sexta-feira (28), mostra que, nas últimas 24 horas, havia 63.833 novos casos. O número é maior do que a estimativa de pico diário de 60 mil apontada por matemáticos para janeiro.

A alta quantidade de pessoas infectadas não é acompanhada de um crescimento nos números de internações e de mortes.



O documento da DGS aponta 44 óbitos, 2.320 pessoas internadas e outras 152 em unidades de cuidados intensivos (UCIs). Para efeitos comparativos, o pico de 2021 aconteceu em 28 de janeiro, com 16.432 novos casos e o máximo de 303 mortes diárias. Em 1º de fevereiro do ano passado, registrou-se o recorde de 6.869 internações. Quatro dias depois, 904 pessoas estavam em UCIs, número mais alto até agora.

Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil atribuem os recordes de novos casos diários à alta transmissibilidade da variante Ômicron. Por outro lado, eles apontam que a nova cepa é menos agressiva, o que contribui para que os sintomas sejam mais leves. Somado a isso, Portugal tem 90,4% da sua população com vacinação completa, uma das mais altas taxas do mundo.


Sair da versão mobile