Pesquisa leva em consideração os empréstimos para o pagamento de dívidas pessoais e de imóveis
As famílias que moram no Distrito Federal são as mais endividadas do Brasil na tomada de empréstimos para o pagamento de débitos, juros e seguros com dívidas pessoais e prestação de financiamento de imóveis. A média mensal de gasto per capita com esse tipo de despesa ficou em R$ 179,18.
O estudo foi apresentado hoje (14) pela plataforma Geofusion. Em outra pesquisa, desta vez divulgada pela Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, o endividamento com contra ou prestação atrasada alcança 75,6% das famílias brasileiras. O Sebrae indica que a inadimplência cresceu 3,37% e atinge 63 milhões de pessoas.
A pesquisa da Geofusion levou em consideração o período 2020/2021, quando a variação dos preços chegou a 10,06%, as cinco capitais nas quais o patamar de endividamento da população se apresenta mais elevado. Além de Brasília, é preocupante a inadimplência em Florianópolis, Recife, Curitiba e Vitória.
As capitais com menor nível de endividamento da população são Boa Vista, Belém, Teresina, Manaus e Palmas. São Paulo e Rio de Janeiro mantiveram em 2021 ritmo de endividamento médio, sem grandes alterações.
“O estudo leva em consideração a tomada de empréstimos para o pagamento de débitos, juros e seguros com dívidas pessoais e prestação de financiamento de imóveis. Em todas as capitais e no Distrito Federal, verificamos variação de cerca de 17% no ticket per capita com esse tipo de gasto, quando comparados os anos de 2021 e 2020″, explicou a diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, Susana Figoli.