Ícone do site Misto Brasil

Livro sobre Chapada dos Guimarães disponível na internet

Chapada dos Guimarães MT Misto Brasília

Vista parcial da Chapada dos Guimarães, que já for mar/Divulgação

A consulta pode ser feita gratuitamente. A obra mostra a região que já foi mar, deserto e teve dinossauros

O livro “Geoparque Chapada dos Guimarães – uma viagem pela história do planeta” pode ser lido gratuitamente pela internet. É um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de outras instituições.



Em dez capítulos são apresentados os processos geológicos que formam as rochas das paisagens de Chapada dos Guimarães, localizado a 60 km de Cuiabá (MT). A  região já foi mar, deserto, teve vulcões e foi habitada por grandes dinossauros. O documento mostra também um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores.

O professor da UFMT, geólogo Caiubi Kuhn e um dos autores do livro, explica que “um dos principais objetivos do livro é popularizar toda riqueza natural existente no município, em especial sobre a geodiversidade. No livro o leitor pode conhecer mais sobre turismo, fósseis, rochas, cavernas, cachoeiras, paisagens, sítios arqueológicos, a biodiversidade e muito mais. O livro te ajuda a ler as lindas paisagens que existem neste lugar mágico que é Chapada dos Guimarães”.



Flávia Santos, geóloga, professora da UFMT e também uma das autoras do livro, reforça ainda que com a versão digital do livro é possível que ele seja amplamente distribuído à população, além de ser utilizado como fonte de pesquisa para trabalhos escolares sobre Chapada dos Guimarães e como fonte de consulta de informações sobre os geossítios catalogados.

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, disse que “a chegada desta obra que registra a importância do Geoparque Chapada dos Guimarães ao formato digital possibilita que novos olhares se voltem para a biodiversidade, a geomorfologia e outras características que integram a atuação da Geologia, da Geografia e diversas engenharias”.



Sair da versão mobile