Político de São Paulo agrediu as mulheres ao citar refugiadas da guerra da Ucrânia
O Podemos anunciou ter recebido e acatado nesta terça-feira (08) o pedido de desfiliação do deputado estadual Arthur do Val (SP), o Mamãe Falei. A decisão do parlamentar de se desligar do partido vem após serem divulgados áudios dele com comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas.
Um dia antes do pedido de desligamento, o Podemos havia aberto, na ontem (07), um processo disciplinar interno que poderia culminar na expulsão de Arthur do Val — também conhecido como ‘Mamãe Falei’ — da sigla. O pedido de expulsão foi assinado pelas presidentes do Podemos Mulher nacional e estadual, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, respectivamente.
Na última sexta-feira (04), foram divulgados áudios em que o político faz declarações sexistas a respeito das mulheres ucranianas. Em uma das gravações, enviadas a um grupo no WhatsApp, Arthur do Val afirmou que as mulheres ucranianas são “fáceis, por serem pobres”.
Além do processo interno no partido, o parlamentar também enfrenta dez pedidos de cassação do mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na 4ª feira (9.mar), o Conselho de Ética da Assembleia vai se reunir para analisar o caso. A tramitação pode durar até 30 dias. Em seguida, seguirá para o Plenário. O deputado também vai responder a um procedimento disciplinar, podendo ser expulso do Podemos., informou o SBT News.