A maior parte dessas amputações são provocadas pelo diabetes. Abril Laranja adverte para os cuidados
A Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (Abotec) começa em abril uma campanha de conscientização para chamar a atenção para cerca de 500 mil pessoas amputadas. A amputação acontece por diversos motivos, como acidentes domésticos, de trânsito e por doenças como o diabetes.
O diabetes responde por 70% das amputações no país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD. Somente no último ano, segundo a SBD, cerca de 46 amputações aconteceram por dia, em consequência da doença.
Na terceira edição da campanha, serão divulgados vídeos com depoimentos e lives semanais. Além disso, serão realizadas doações de próteses pelas clínicas e demais empresas ligadas ao ramo da ortopedia e participantes da campanha Abril Laranja.
“Perder um membro do corpo tem sido mais comum do que se imagina no Brasil. Muitas pessoas, por exemplo, são diabéticas, mas não sabem e acabam buscando ajuda médica somente quando o quadro se agrava. Para a prevenção criamos a campanha Abril Laranja como forma de conscientização na amputação”, comentou o presidente da Abotec, André Cristiano da Silva.
